Imagem capa - 11 dicas para Escolher o Fotógrafo certo para seu  Casamento por Fredi Fotos fotografia de Casamentos
CasamentosPre Wedding Curitiba

11 dicas para Escolher o Fotógrafo certo para seu Casamento




Olá Pessoal, tudo bem? Meu nome é Fredi Seta e gostaria de passar algumas dicas de como escolher o profissional que vai registrar seu Casamento, o dia mais importante da sua vida.


A primeira coisa que devemos buscar em um fotógrafo de casamento é:


1. Estrutura básica de mostrar seu trabalho, um bom fotógrafo precisa ter um site para divulgar seu trabalho e encantar seu cliente, um site passa seriedade e mostra que o fotógrafo pelo menos investe em um Site, isso independente de questões técnicas, estamos apenas avaliando estrutura!

2. Referencias: Uma Fan Page no Facebook, uma dica muito importante é saber o que os clientes estão falando dele, na fan page temos as avaliações e isso é um termômetro para sabermos o que os clientes falam dele, não adianta somente o fotógrafo falar que é bom a melhor opinião vem sempre dos clientes que já foram atendidos por eles, saiba como foi essa experiencia. 


3. Analise de material completo: Fotos encantadoras, veja se as fotos realmente condizem com o que você esta buscando, vemos a muitos fotógrafos apresentando sempre o que eles tem de melhor e nunca apresentando um casamento completo, um casamento é composto por fotos excelentes, boas e fotos médias que geralmente são as Pousadas, mas não se arrisque, peça para ver um casamento completo dele.

Muitas pessoas pensam que para escolher basta o fotógrafo ter fotos bonitas e pronto, tudo estará resolvido no dia do seu casamento, mas não, existem muitos critérios a serem avaliados Como: 


4. Educação: Esse é um ponto que você tem que ter muito cuidado na hora de contratar seu Fotógrafo, pensem em tudo, como ele vai tratar seu convidado na festa, se ele é cordial e gentil, afinal de contas na hora da festa nós fotógrafos temos que ter muita paciência sempre evitar discussões, ser amigável, estar sempre de prontidão  e nunca discutir com ninguém, pois o profissional precisa zelar pelo sucesso da festa, ao longo de minha carreira como fotógrafo de casamento já vi de tudo, opte por profissionais no seu grande dia.





5. Paciência: Outro ponto que deve ser avaliado, um bom fotógrafo ele tem muita paciência com os noivos, ele precisa alem de ter o dom de entender o que os noivinhos precisam, ser um amigo, pois a contratação do fotógrafo ela é muito pessoal e sem sombra de duvidas ela é uma das escolhas mais difíceis, pois a noiva esta dando a missão de registrar o dia mais importante de sua vida, e nossa missão como fotógrafos e fazer com que ela se sinta segura e bem tratada a todo tempo, não somente no grande dia, mas no ensaio e até mesmo quando tivermos muitas noivas solicitando fotos, o fotógrafo deve ser cordial sempre :) 





6. Segurança: Este talvez seja um dos itens mais críticos, não adianta ter fotos incríveis se a Empresa não se preocupa com segurança, quem nunca ouviu falar de uma amiga, prima ou tia que o Fotógrafo perdeu as suas fotos? O Investimento em Servidores NAS que replicam com a nuvem julgo que seja o investimento pois nada se justifica uma perda, isso é irreparável, por isso procure saber como é a estrutura de segurança que a Empresa trabalha se não sentir segurança melhor pular fora. 

Na minha carreira vi muitos fotógrafos que armazenam todas as fotos em um unico HD Externo e eu já vi muitos HD's darem problemas, isso é falta de estrutura, geralmente fotógrafos que tem o preço mais baixo não conseguem investir em tecnologia e acabam reféns de sua própria armadilha,  por isso sempre digo uma coisa, não existe milagres, se querem um serviço com segurança invistam um pouco a mais e tenham a certeza que suas fotos estarão seguras. 



7. Capacitação: Veja se esse fotógrafo esta atualizado, se ele participa de Workshops e treinamentos, fotografia é uma arte que as tendencias mudam a todo tempo, então é muito importante o profissional estar sempre buscando a melhoria constante, analise sua página pessoal e veja se ele respira foto, se esse profissional respira foto e esta sempre engajado em WS e eventos vinculados a fotografia, ele já é um profissional diferenciado e que esta em busca de melhoria constante. 



Desconfie das promoções milagrosas:  não existe forma de um fotógrafo ter o seu preço muito abaixo de mercado e se manter, os fotógrafos trabalham com equipamentos caros e tudo que esta vinculado a fotografia é caro:
Capacitação
Sistema de Gestão
Depreciação do Equipamento
WorkShops
Equipamentos Novos

Geralmente todos esses investimentos saem do lucro da Empresa e os casamentos são fechados com pelo menos 1 ano de antecedencia, por isso não peça descontos para o seu fotógrafo, tenha a certeza que o preço que ele cobra é justo e que você não pedindo descontos, sua certeza de que ele estará mais capacitado, com equipamentos novos no seu grande dia e sempre melhor do que no dia da sua contratação. 



8. Agende Reunião Sempre: A Importância da reunião é extrema, nela você vai conseguir medir todos os assuntos acima pautados e a filtragem vai se tornar incrível!
Procure um profissional que você se conecte com ele, personalidade e que goste, se sinta bem, a conexão é um ponto importantíssimo para que sua escolha não gere uma frustração.  
Vai ficar muito claro quando vocês analisarem todos esses pontos na reunião e na hora de fazer uma tomada de decisão.





9. Analise suas fotos: com certeza a analise do seu portfólio é algo muito importante e que deve ser feita minunciosamente, analise com calma, busque referencias e  amigos que já tiveram a oportunidade de conhecer o  trabalho do fotógrafo de perto, solicite um casamento completo para analisar isso!

10. Edição de Imagem: Analise bem este item pois boa fotografia somente não é composta por fotos boas, a pós produção é incrível e nos auxilia muito na parte de qualidade, a edição eu costumo dizer que é um 30% de todo o trabalho e é o que vai deixar vocês incriveis Noivas!

Existem 3 níveis de edição de imagem:
Edição Básica: Coloração, Saturação, brilho, contraste, levels, redução de ruído e Nitidez.
Edição Intermediária: Tudo que vem na básica + pequenas alterações no cenário, dodge and Burn, tratamento de pele, nitidez e aplicação de layers e camadas nas fotos. 

Edição Avançada: Tudo que vem na intermediária + Alteração de objeto, mudança de cores, manipulação de imagem, montagem de imagem. 

11. Perguntas que não podem faltar em sua Reunião:
 Quanto tempo fica na festa?
Qual sua estrutura de salvamento das fotos?
Quantos fotógrafos trabalha no dia?
Quais os profissionais que vão com você?
Como é o nome do fotógrafo que vai estar comigo no dia? Desejo conhecer seu trabalho(Caso de Empresa Grande)
Você trabalha com seu fotógrafo mais antigo a quanto tempo?
vocês entregam todas as fotos do casamento?
Como funciona a questão de prazos de entrega, você sempre as cumpre ou já teve um contratempo?
Qual Tipo de Edição você faz nas suas fotos?
Pergunte se ele é criativo?
Quantos anos ele Fotografa casamento?
Quantos anos como fotógrafo?
possui Site?
Referencias Atuais de Clientes?
Quando foi realizado Seu ultimo Casamento?
Quantos Casamentos faz por Mês?

 



Um fotógrafo é composto por todos esses requisitos, quando atingimos todos os quesitos citados acima nos tornamos inesquiváveis para os noivos.

Bom noivinhas espero que essas dicas tenham ajudado vocês bastante com tudo, 


Me coloco a disposição meu e-mail pessoal é: [email protected]

Um grande abraço a todos e felicidades!


Fredi Seta